Essa semana foi mais tranquila. Tive mais trabalho “nos bastidores” da fotografia. Eu aproveito os dias sem evento para fazer backup das imagens, montar slideshow, selecionar fotos, resolver assuntos pessoais, etc. E fiz bastante coisa essa semana. Hoje vou falar sobre o backup, um assunto que tratei no podcast de fotografia social que produzo junto com meu amigo Fernando ( www.socialpodcast.com.br ).
Para o fotógrafo profissional o backup é tão importante quanto a captura da foto. Isso porque não adianta clicar A FOTO, mas depois ela se perder em algum erro no cartão ou vírus do micro. Então para mim o backup começa na câmera. Eu resolvi investir em um equipamento que tem dois slots de cartão, que permite a gravação simultânea. Dessa forma conforme vou clicando automaticamente tenho as imagens no cartão principal e no de reserva. E o mais interessante é que posso programar: RAW em um e JPG no outro, JPG+JPG, e por aí vai.
Só isso já me deixa um pouco mais tranquilo. Ter um problema no cartão e precisar recuperar imagem é uma situação tensa e muito complicada.
Depois da captura, temos o backup no micro, já fora do evento. Vou contar um pouco do meu worflow:
– Chego do evento e já ligo o micro e plugo o cartão.
– O Lightroom abre automaticamente e me permite colocar “tags” nas fotos ( tipo “casamento”, “festa”, “empresarial” ) . Isso ajuda muito na hora de pesquisar uma foto no banco de dados.
– Nessa mesma janela eu já digo qual a pasta de destino para as fotos, e também aonde será feito o bkp. Nesse caso eu gravo as fotos em um HD no micro e o bkp automático vai para um HD externo que só é ligado nessa hora.
– Depois das fotos descarregadas eu ainda gravo um DVD ( aqui entra uma observação: os DVD´s não podem ficar no mesmo local do micro. Se pegar fogo por exemplo, você perde tudo ! ).
Esse meu processo é simples mas já se mostrou eficiente.
E por ser um processo simples fica fácil implementar. Hoje já é um hábito fazer dessa forma.
E você, já pensou em analisar como é seu workflow e como torná-lo mais seguro ? Com o preço dos HD´s externos despencando é um bom momento para investir e evitar dor de cabeça. Afinal, o profissionalismo está muito além do click: envolve sua postura no fechamento do job, no local do evento, na captura de imagens e na forma como você preserva seu arquivo.